Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Forma de abordagem policial de crianças e adolescente é alvo de recomendação do MPSC

    O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Comando da Polícia Militar de Santa Catarina em Urussanga a correta abordagem de crianças e adolescentes em conflito com a lei. O ofício foi encaminhado pela Promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz, que atua na área da Infância e Juventude na Comarca de Urussanga, que salienta no documento a diferenciação de procedimentos entre crianças e adolescentes. A recomendação foi acatada pelo Comando local da PM.

    No ofício de recomendação a Promotora de Justiça ressalta, entre outros pontos, que enquanto adolescentes apreendidos em flagrante devem ser imediatamente encaminhados à Delegacia de Polícia para formalização do Auto de Apreensão, as crianças devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar. Em ambos os casos deve ser providenciado o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais.

    A Promotora de Justiça também lembra, no documento, a importância de dar ao adolescente apreendido o conhecimento de seus direitos básicos (permanecer calado, comunicar-se com familiares e advogados, integridade física e moral respeitados, conhecer a identificação dos autores da apreensão e não ser conduzido em compartimento fechado de viatura policial) e a importância de que seja observado, sempre e em qualquer caso, que a abordagem se dê de forma adequada e com respeito.

    Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

    • Publicações1000
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações945
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forma-de-abordagem-policial-de-criancas-e-adolescente-e-alvo-de-recomendacao-do-mpsc/1368171

    Informações relacionadas

    Ricardson Bezerra, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    A Conduta policial a luz do estatuto da criança e do adolescente

    Côrte Mariani Advocacia, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Direitos das crianças e adolescentes nas abordagens policiais

    Cesar Babler, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Aborto humanitário e colisão dos Direitos Fundamentais no caso do estupro de menores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)